O Sistema OTT refere-se a tecnologia que permite a entrega de conteúdos multimídias, como filmes, séries e programas de TV, diretamente pela internet. Para acessar ao sistema OTT, não há necessidade de usar intermediários tradicionais, como operadores de TV a cabo ou satélite.
O que é um sistema OTT?
OTT, sigla de ‘over-the-top’, é um meio de fornecer conteúdos televisivos e de cinema diretamente pela internet, mediante solicitação e para atender as necessidades dos telespectadores. O próprio termo implica que um provedor de conteúdo ultrapassa os serviços de internet existentes.
Qual a diferença entre IPTV e OTT?
Primeiramente, desde meados da década de 1990, a distribuição de conteúdos de televisão digital via internet (IPTV) tem sido o método padrão usado pelos provedores de TV para entregar programação aos clientes.
Tradicionalmente, esse processo exige uma assinatura de TV, um contrato, um decodificador e a instalação da lista no ambiente indicado, conectando o hardware necessário aos serviços de internet de alta velocidade para os clientes.
Então, o conteúdo tem transmissão através de redes privadas usando o protocolo “multicast”, o que significa que múltiplos fluxos de dados têm envio para diferentes locais de consumo, como uma TV, smartphone ou outros dispositivos.
No entanto, esse modelo limita os consumidores a um único provedor de serviços, restrito à disponibilidade regional. Ou seja, todo o conteúdo acessível fica limitado aos canais ofertados na área específica.
Como funciona o OTT
Todos os conteúdos OTT são distribuídos através de servidores na internet, usando protocolos de comunicação que permitem a entrega de vídeos em alta qualidade, ajustando-se automaticamente a velocidade de conexão do usuário.
Ou seja, diferente dos sistemas tradicionais de transmissão, como o IPTV, que precisam de uma rede privada para distribuir os conteúdos, o OTT usa a infraestrutura da internet pública para acessar uma variedade de programações.
Cada dispositivo que esteja conectado a internet, seja uma smart TV ou um smartphone, conseguem acessar os serviços OTT. Isto por meio de aplicativos ou navegadores compatíveis com o sistema.
Quando o usuário escolhe um conteúdo para assistir, o serviço OTT envia o fluxo de dados diretamente para o dispositivo em um formato conhecido como “unicast”, conexão exclusiva entre o servidor e o dispositivo do telespectador.
Vantagens do OTT
Com a tecnologia de entrega de vídeo OTT, os telespectadores têm acesso a uma variedade de conteúdos televisivos ao seu dispor. Elas podem ter acesso em diversas plataformas, como: smart TVs, Roku, computadores, tablets, smartphones e outros.
Além disso, os usuários podem escolher entre diversos distribuidores de listas, alternando entre os aplicativos para assistir os canais e programas desejados. Isso proporciona maior controle sobre o que e quando assistir.
Apesar do sistema OTT e IPTV usarem os protocolos IP, existe uma diferença fundamental. O IPTV é entregue através de uma rede privada, enquanto o OTT é transmitido através de serviços da internet.
Ou seja, o OTT supera as limitações das set-top boxes, normalmente exigidas pelos provedores de IPTV. É importante ressaltar que todos os conteúdos OTT são entregues apenas sob demanda.
Formação:
• Graduação em Letras – Português/ Inglês (UEPG)
• Pós-graduação em Psicopedagogia Escolar (FAPI);
• Pós-graduação em Arte na Educação (FAPI);